Foi iniciada na manhã deste sábado (16
de junho de 2012), pela Prefeitura Municipal de Casinhas e Secretaria de Saúde em todas as Unidades de Saúde da Família estarão abertas para vacinar as crianças com menos de 5 anos do município de Casinhas e continua até o dia 06 de julho. Pais ou responsáveis devem levar suas crianças para tomar as duas gotinhas da vacina contra a pólio.
Hoje é o "Dia D de Mobilização", que marca o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite.
A vacina é oral, será feita em dose única, com duas gotinhas, e está indicada para todas as crianças menores de cinco anos, independente da situação vacinal anterior.
A aplicação das gotinhas tem como objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva com a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos. Esta estratégia também permite a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, ajudando a criar a imunidade de grupo.
É importante ressaltar que não existe tratamento para a pólio, apenas a prevenção por meio da vacina, garanta a imunidade à doença, mesmo as crianças que já foram vacinadas em campanhas anteriores, devem tomar a vacina contra a Paralisia Infantil, pois somente por meio da vacinação que se pode garantir que o vírus não volte a circular em território nacional.
Com a mudança implementada pelo Ministério da Saúde, a campanha deste primeiro semestre será realizada com a vacina oral, as chamadas gotinhas. A partir de agosto deste ano, as crianças que estão começando a programação vacinal, ou seja, nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a quarta dose (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.
O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Entretanto, o vírus ainda circula no mundo. Entre 2007 e 2012, houve o registro em 35 países de casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.
O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. A doença pode causar danos irreversíveis, dependendo da gravidade pode evoluir para óbito.