quinta-feira, 29 de março de 2012

Campanha de Tuberculose

         



24 de Março - Dia Mundial de Combate a Tuberculose 


       O NASF realizou a Campanha de Tuberculose nas Unidades de Saúde da Família do município de Casinhas, direcionada aos usuários, com a mensagem central: “Tuberculose: Tosse por mais de três semanas é um sinal de alerta. Quanto antes você tratar, mais fácil de curar. Procure uma unidade de saúde”. 
      Pernambuco (em média, 350 pessoas morrem por ano ) é o estado nordestino com a maior incidência de tuberculose e o segundo do Brasil em números de morte relacionados à Tuberculose.
       Dentre os sintomas da tuberculose, estão, além da tosse, cansaço, fraqueza, sudorese noturna e falta de apetite. O importante é detectar a doença o quanto antes. A pessoa que estiver tossindo por três semanas seguidas deve procurar o atendimento de saúde imediatamente para a realização de exames. O doente só deixa de transmitir a tuberculose quinze dias após a conclusão do tratamento. O tratamento é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. Pessoas não devem ter preconceito, devem estimular para tratar até o fim. A transmissão é pelo ar, por isso é um problema de saúde pública. Um doente pode transmitir a tuberculose para até quinze pessoas por ano.


Ainda na última sexta-feira, 23, o PSE concretizou mais uma palestra educativa sobre abuso sexual de crianças e adolescentes, desta vez na ...